O que é o Aplicativo Desktop de Leitura de A3?

Com o uso de Applets desabilitado pelos navegadores, surgiu a necessidade de desenvolver uma aplicação que atendesse o uso de certificados A3 através dos navegadores IE, Firefox e Chrome.

O aplicativo desenvolvido em Java Web Start, App A3, possibilita a leitura do certificado A3 o que permite autenticações e assinaturas de documentos no SisconDJ.

Além disso, o próprio aplicativo adicionará um ícone à Área de Trabalho para que possa ser executado sem a necessidade de fazer novamente o download do arquivo.

Requisitos para executar o aplicativo

Java 7 ou superior e associação dos arquivos ".jnlp" ao Java WS.

Aplicativo ou bibliotecas de acesso ao certificado instaladas no computador.

Configuração no Windows

Basta baixar e instalar a última versão disponível do Java através do site oficial ( https://www.java.com/pt_BR/ ).

Configuração no Linux

1. Baixe e instale a última versão do Java através do site oficial ( https://www.java.com/pt_BR/ ).

2. Associe ou certifique-se que esteja associada a extensão ".jnlp" ao JavaWS.

3. Caso necessário, baixe e execute o script disponibilizado (link) seguindo as instruções do mesmo. Para executar, no terminal digite 'bash siscondj-configura-app-A3-linux.bin'.

Perguntas Frequentes

Preciso de internet para utilizar o aplicativo?

Sim. O processo de validação do certificado e do seu usuário dependem de rotinas online. Além disso, o aplicativo tentará se atualizar sempre que possível.

Quais navegadores posso utilizar para acessar o sistema?

Uma vez que o aplicativo não depende do navegador, não há restrições com relação ao uso deste. Mas sempre recomendamos o uso de navegadores atualizados devido a questões de segurança.

Solução de Problemas

Mensagens de Erro no Site

Mensagem "Credencial Bloqueada" ao tentar autenticar com o Token fornecido

O seu certificado A3 foi bloqueado no sistema. Contate o suporte técnico ou tente acessar com outro certificado A3 de sua posse.

Mensagem "A conta do usuário encontra-se bloqueada. Procure assistência por meio do Departamento de Tecnologia do Tribunal." ao tentar autenticar

O seu usuário foi bloqueado no sistema. Contate o suporte técnico.

Na janela de assinatura o botão "Aguardando aplicativo..." fica permanentemente desativado.

Certifique-se que o aplicativo App A3 foi inicializado corretamente com a mensagem "Serviços de autenticação e assinatura iniciados"

Caso persista, clique aqui e aceite a exceção do certificado de segurança. Deverá poder ver a mensagem "Serviços de autenticação e assinatura iniciados".

Mensagens de Erro no App A3

Mensagem "Não é possível acionar o aplicativo" com detalhes "Erro: Não é possível carregar o recurso: http://..."

Verifique a sua configuração de proxy do seu sistema operacional e do Java. No Windows, certifique-se que a opção "Usar script de rede" não está marcada.

Para abrir as configurações de rede do Java, abra as "Configurações do Java" e, na aba "Geral", clique em "Definições de Rede...". Então marque "Usar definições do browser".