PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONA L DO TRABALHO DA 13ª RE GIÃO
OUVIDORIA
buscando, diligentemente, contribuir para a melhoria do atendimento prestado
aos cidadãos e garantir os direitos dos usuários, concretizando, as sim, além do
princípio da eficiência, os princípios da ética e da transparência nas relações.
Tem por missão ser um meio permanente de intercomunicação com o cidadão,
a fim de elevar o seu papel ao de agen te participador no processo de
aprimoramento dos serviços prestados pelo Tribunal (RESOLUÇÃO
ADMINISTRATIVA N.o 004/2022, art. 2o, § 2o).
Tem por valores: atendimento humanizado, urbanidade, respeito, acessibilidade
e cortesia no atendimento; pre sunção de boa-fé do usuário; igualdade no
tratamento aos usuários; utilização de linguagem simples e compreensível;
acompanhamen to e busca do aperfeiçoamento dos serviços e promoção da
mediação e conciliação entre o usuário e o órgão.
Com o advento das Leis no 12.527/2011 (Lei de Acesso à
Informação – LAI), Lei n.o 13.70 9, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de
Proteção de Dados Pessoa is), RESOLUÇÃO CSJT Nº 355, DE 28 DE ABRIL
DE 2023 , à Ouvidoria foi atribuída a responsabilidade de responder aos
pedidos de acesso à informação, receber e analisar solicitações de acesso a
dados pessoais e denúncias relativas a assédio eleitoral em situações de
trabalho, as quais somaram-se aquelas já existentes.
O trabalho é desenvolvido utilizando o sistema nacional PROAD-
OUV, constantemente atualizado e aperfeiçoado, responsável pelo registro e
controle das manifestações de Ouvidoria (elogios, reclamações, sugestões e
outros), manifestações de LAI (Pedidos de informação - SIC), e das requisições
da LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS - LGPD, originadas
dos públicos externo e interno.
O Regulamento que rege a atuação da Ouvidoria é aprovado pelo