
5.2.3.2. Sistema de Videoconferência
● Aspectos positivos: o sistema é elogiado por facilitar o trabalho dos advogados.
● Pontos a melhorar: dificuldades relatadas com o uso do Zoom, considerado
menos intuitivo do que o Google Meet ou Microsoft Teams. Sugere-se oferecer
alternativas e simplificar o acesso para entrada nas audiências, que nem sempre
é rápido.
5.2.3.3. Sistema PJe, Portal PJe e JTE
● Aspectos positivos: o sistema facilita a organização e o acompanhamento
processual.
● Pontos a melhorar: comparações foram feitas com o TJPE, considerado mais
intuitivo. Há reclamações sobre limitações de caracteres especiais no nome dos
arquivos. No JTE, usuários desejam o retorno das notificações em tempo real,
que foram alteradas em 2024.
5.2.3.4. Portal de Serviços
● Aspectos positivos: usuários elogiam a transparência e acessibilidade dos
serviços.
● Pontos a melhorar: recomendam incluir vídeos curtos com dicas sobre o uso do
PJe, para tornar o sistema mais amigável e acessível.
5.2.3.5. Considerações Finais
Sugestões incluem maior transparência sobre honorários de peritos e uma série de
vídeos educativos de curta duração para o uso otimizado do PJe. A avaliação geral do
serviço é positiva, com sugestões de melhorias contínuas.
6. Índice de Satisfação com os Sistemas de TIC - ISTIC
O TRT13 possui o Índice de Satisfação com os Sistemas de TIC (ISTIC)
como indicador estratégico e que possui como meta o valor de 75%, conforme Plano
Estratégico Institucional 2021 a 2026 . Este índice é calculado pela média aritmética
2
dos índices de satisfação dos públicos interno e externo. Assim, este ano, o índice ficou
em 84,69%. Em 2023, este índice estava em 83,41%, o que demostrar uma discreta
melhora em relação à satisfação com os serviços de TIC, conforme mostra o gráfico
abaixo:
2
https://www.trt13.jus.br/age/planejamento-estrategico-2021-2026/planejamento-estrategico-2021-2026/CADERNO%20PEI%20TRT1
3%202021-2026%20Versao%20Final%20-1.pdf