Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 02 > TRT alerta para circulação de e-mails falsos
Conteúdo

Notícias

TRT alerta para circulação de e-mails falsos

Tribunal não usa mensagens eletrônicas para se comunicar com a população
publicado: 23/02/2017 09h12 última modificação: 23/02/2017 09h12

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) alerta para a circulação de falsos e-mails contendo uma suposta intimação para participação em audiências. Os e-mails vêm acompanhados de links ou imagens que, quando clicados, direcionam o usuário a endereços sem qualquer relação com a Justiça do Trabalho e que podem conter vírus ou possibilitar a captação de informações para uso criminoso.

O Tribunal esclarece que jamais utiliza o e-mail para se comunicar com a população. Mesmo se a pessoa tiver um processo trabalhista, o TRT não enviará e-mails, nem para os autores e nem para os réus. A recomendação é que o e-mail seja deletado imediatamente

Dicas: cuidados ao abrir o e-mail

1 - Seja vigilante: mesmo que você proteja a sua conta e o seu computador, seu e-mail está registrado na lista de contatos de seus amigos e pode parar em listas de spam.

2 – Evite clicar em links ou imagens não confiáveis. Até mesmo um clique para ampliar uma miniatura de imagem pode encaminhá-lo para uma página desconhecida.

3 - Verifique o remetente. Se você não conhece a pessoa, não abra, não acesse links e não aceite anexos. Se você conhece a pessoa, certifique-se de que a mensagem enviada é algo que seria realmente enviado por ela.

4 – Fique atento ao nome do órgão público. Na maioria das fraudes, o nome do órgão está errado e muitas vezes nem existe. Ex: “Procuradoria Regional da Justiça da 12ª Região”, quando o correto seria Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região.

5 - Mantenha seu computador protegido. Programas como antivírus e antispyware podem ajudar a limpar arquivos maliciosos e a monitorar o fluxo de dados para a internet (firewall).