Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 03 > TRT adere a campanha do Instituto Primeiro Olhar
Conteúdo

Notícias

TRT adere a campanha do Instituto Primeiro Olhar

OnG está promovendo a 1ª Semana de Conscientização da Síndrome de Down
publicado: 15/03/2017 11h16 última modificação: 15/03/2017 13h27

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) aderiu à 1ª Semana de Conscientização da Síndrome de Down. A campanha Minha voz, minha comunidade está sendo promovida pelo Instituto Primeiro Olhar, uma Organização não Governamental. O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março.

Nesta terça-feira (14), o presidente do TRT, desembargador Eduardo Sergio de Almeida, recebeu a visita da diretora geral e da conselheira fiscal da OnG, Thayse Souza Dias e Renata Burity, respectivamente, e assumiu o compromisso de se unir na divulgação da campanha nos meios de comunicação da instituição.

“O TRT abraça, com alegria e entusiasmo, esta campanha, que tem como foco acolher, informar e orientar mães e familiares de bebês com síndrome de down”, disse o desembargador Eduardo Sergio, ao receber as representantes do Primeiro Olhar.

O exemplo na Instituição

O TRT13 tem em seus quadros uma servidora que é mãe de uma jovem com síndrome de down. A filha de Elizabeth Barros, lotada na Secretaria do Tribunal Pleno, Ingrid, de 19 anos, é, inclusive, a primeira associada do Instituto Primeiro Olhar.

Sorridente e cativante, Ingrid está em um momento de muita felicidade. Acabou de ingressar na universidade e está cursando Publicidade na FPB. Com muitos planos, Ingrid já começa a desenhar o futuro e é uma sonhadora convicta. Diz que vai trabalhar em grandes projetos nas áreas de arte e cultura e sempre com o foco em ajudar as pessoas.

A mãe, é claro, é somente sorrisos e declara com carinho: “Ingrid é uma filha maravilhosa, todos os dias aprendo algo novo com ela”.

Compartilhar experiências

O instituto é formado por sete voluntárias e mais três profissionais da área, incluindo um médico especialista em Medicina Fetal. “Sabemos como é difícil o momento em que uma mãe recebe a notícia de que seu filho(a) tem Síndrome de Down. Por isso, decidimos compartilhar nossas experiências e ajudar mães e familiares a entender o que é essa alteração genética e como eles podem lidar da melhor forma com ela”, disse Renata Buriti.

Síndrome de Down

É uma ocorrência genética natural e universal, presente em todas as etnias e classes sociais. No Brasil, estima-se que haja mais de 200 mil pessoas com a síndrome. Não é correto dizer que uma pessoa é portadora, sofre de, é vítima de, padece ou é acometida por síndrome de Down. A pessoa que tem ou nasceu com esta síndrome tem rompido muitas barreiras e apresentado grandes avanços. No Brasil e no mundo, há pessoas nesta condição estudando, trabalhando, se casando, morando sozinhas e chegando à Universidade.

As pessoas com síndrome de Down, assim como outros tipos de deficiência, podem se beneficiar da lei de cotas no trabalho, prioridade em filas. Também tem direito a adaptação em provas e concursos como vestibulares e no ENEM. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determina que escolas e cursos particulares não podem negar matrícula nem cobrar taxas extras de alunos que tem esta síndrome.

Semana de Conscientização sobre a Saúde da Pessoa com Síndrome de Down

Programação:

- 19/03

. 19:00 - Missa inclusiva - Local: Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes - Av. João Machado, 51 - Centro, João Pessoa – PB. Promoção: Associação AME DOWN

- 21/03

. 9:00 - Lançamento Local da Campanha Nacional Síndrome de Down tem Diretriz de Atenção à Saúde

Local: Tribunal de Justiça da Paraíba – Sala do Tribunal Pleno

Promoção: Instituto Primeiro Olhar

Saiba mais: www.institutoprimeiroolhar.org.br

. 16:00 - Oficina de gastronomia no Mangabeira Shopping (Chefinhos Especiais). Promoção: Associação AME DOWN

- 23/03

. 10:30 Audiência pública sobre Síndrome de Down na Câmara de vereadores de João Pessoa

- 24/03

- 8:00 às 21:00 - IV SEMINÁRIO SOBRE SÍNDROME DE DOWN: Local: Auditório da Faculdade Internacional da Paraíba – FPB - Av. Monsenhor Walfredo Leal, 512. Tambiá. João Pessoa, PB Promoção: Associação AME DOWN e NAP FPB

- 25/03

. 09:00 - Café da Manhã – Oficinas e brincadeiras para crianças e jovens Local: Estação Ciências Cabo Branco – Programação completa: www.institutoprimeiroolhar.org.br - Promoção: Instituto Primeiro Olhar

. 10:00 - Mesa redonda com profissionais da área de saúde. Local: Estação Ciências - Promoção: Instituto Primeiro Olhar - Programação completa: www.institutoprimeiroolhar.org.br

. 14:00 - Visita ao conhecimento do processamento de produtos em uma fabrica de café, biscoitos e granola. Promoção: Associação AME DOWN

- 26/03

. 16:00 - Caminhada com panfletagem na praia - Promoção: Associação AME DOWN. Promoção: Associação AME DOWN

- 28/03

. 14:00 - Visita a TV Cabo Branco afiliada da TV Globo com os jovens com SD. Promoção: Associação AME DOWN