Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 inaugura, nesta quarta (15), Laboratório de Inovação
Conteúdo

Notícias

TRT-13 inaugura, nesta quarta (15), Laboratório de Inovação

Local funcionará no terceiro andar da sede do Tribunal, em João Pessoa, Paraíba
publicado: 15/12/2021 13h36 última modificação: 10/01/2022 09h54

Com atividades sendo realizadas há cerca de um ano, incluindo o Projeto de Transformação Digital, o Laboratório de Inovação (Labor) do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) ganhou, na manhã desta quarta-feira (15), um espaço físico elaborado para incentivar a criatividade e a colaboração. A solenidade de inauguração do laboratório, que funcionará no terceiro andar do prédio sede do Tribunal, contou com o presidente do Tribunal, desembargador Leonardo Trajano, pelo coordenador do Comitê Inova TRT-13, juiz André Machado Cavalcanti, entre outros magistrados e servidores.

De acordo com o presidente do Tribunal, o espaço físico do laboratório representa mais um passo concreto em direção à inovação. Além disso, o desembargador presidente destacou a vocação do TRT-13 para a inovação, com o desenvolvimento de projetos bem-sucedidos, a exemplo do SUAP e do Hórus. “O processo concreto de inovação tem sido uma marca desta Administração, que busca institucionalizá-la. Neste sentido, estamos dando passos seguros e no caminho certo. Este espaço, sem dúvidas, é um passo fundamental e decisivo para incrementar, ainda mais, a inovação no Tribunal. Será um espaço de criatividade, trabalho e acolhimento”, afirmou.

Além disso, o presidente Leonardo Trajano enfatizou que, à medida que as exigências aumentam, cada vez mais é preciso encontrar soluções ágeis e que atendam aos anseios da sociedade. “A inovação é fundamental para seguirmos este caminho. Ao longo deste ano, temos projetos que vem apresentando frutos, como o de Visual Law e o de Transformação Digital. Porém, é necessário contagiar os demais servidores para pluralizar e diversificar a inovação. Sem isto, não conseguiremos a expansão desejada”, frisou.

Por sua vez, o coordenador do Comitê Inova TRT-13, juiz André Machado Cavalcanti, salientou a alegria em ver o espaço físico do laboratório materializado. “Este ambiente é emblemático e fala por si só, com suas cores, formas e iluminação diferenciada. O laboratório retrata bem o espírito de inovação que estamos convivendo e que tem sido demonstrado no dia a dia das atividades do Comitê de inovação”, disse.

Além disso, o magistrado ressaltou que a composição diversificada do comitê, que conta com diferentes expertises, conhecimentos e sensibilidades, é decisiva para alcançar os resultados ligados à inovação. “Estamos ainda em um trabalho de formiguinha, mas já é possível ver melhorias, conquistas e resultados. O Regional é pioneiro e tem visão arrojada. A instituição do Comitê e do Laboratório de Inovação se antecipou ao que hoje é realidade em quase todo o país. Isso demonstra que estamos antenados e conseguimos prestar os melhores serviços. Tenho certeza de que aqui virão à tona muitas ideias, resultando de colaboração e criatividade”, avaliou.

Labor.jpeg
Solenidade de inauguração da sala do Labor

Estímulo à criatividade

Para o coordenador do Labor, Marcelo Moura, o ambiente criado possui imagens que remetem ao ecossistema de inovação, regionalismo e personalidades locais de destaque. “A ideia é que as pessoas, logo de cara, percebam que se trata de um ambiente diferente e que estimula a criatividade. Queremos que as pessoas se sintam provocadas e motivadas a fazerem algo novo e diferente”, disse.

Ao todo, considerando o desenvolvimento do projeto e a criação do espaço, o laboratório levou cerca de um ano para ser concluído. “O espaço é um marco fundamental e serve como porto seguro para que as atividades do Labor sejam executadas presencialmente, mesmo com a possibilidade de manter algumas na modalidade remota ou híbrida”, salientou Marcelo Moura.

Comitê de Inovação.jpeg
Integrantes do Comitê de Inovação do TRT-13



Celina Modesto
Assessoria de Comunicação Social TRT-13