Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 03 > Projeto Descongestionar começa na 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa
Conteúdo

Notícias

Projeto Descongestionar começa na 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa

Iniciativa tem como objetivo encurtar os prazos processuais
publicado: 07/03/2017 14h04 última modificação: 07/03/2017 14h04

A primeira audiência do Projeto Descongestionar aconteceu na última quinta-feira (2), na 5ª Vara do Trabalho, no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa, e contou com a presença do vice-presidente e corregedor do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), desembargador Wolney de Macedo Cordeiro. O Projeto Descongestionar visa a realização de audiências simultâneas com o propósito de encurtar os prazos processuais, bem como distribuir, de forma equitativa, a carga de trabalho entre os magistrados deste Regional.

Segundo o corregedor regional, a audiência marcou o pontapé inicial desta ação, integrante de projeto estratégico do TRT, que propõe diminuir os prazos sem custo para o Tribunal. Para a realização das pautas simultâneas a estrutura das Varas do Trabalho de João Pessoa foi redimensionada com a finalidade de abrigar mais uma sala de audiência.

A expectativa é que, ao longo do segundo semestre, outras varas sejam incorporadas ao projeto. O desembargador Wolney Cordeiro destacou, ainda, que além de criar, de fato, um terceiro juiz em cada vara, o projeto tem algumas características vanguardistas porque permite que o magistrado designado atue com plena autonomia dentro de outra unidade jurisdicional agregando mais força de trabalho e, consequentemente, diminuindo os prazos processuais.

Projeto necessário

Para o juiz Paulo Henrique Tavares, este projeto é absolutamente necessário para agilizar o andamento das ações trabalhistas na capital. “A 5ª Vara sente-se honrada em ser uma das primeiras que vão hospedar este projeto e tenho certeza que esta experiência pioneira será exitosa. Embora não houvesse um acúmulo de processos, as datas das pautas estavam mais alongadas. Agora, com a realização das audiências simultâneas, o prazo de processamento dessas audiências, que já era razoável na 5ª Vara, ficará melhor”, elogiou.

O juiz Lindinaldo Marinho, designado em fevereiro para presidir as audiências do Projeto Descongestionar na 5ª Vara de João Pessoa, ressaltou que a iniciativa cumpre perfeitamente a missão institucional do Tribunal de promover uma prestação jurisdicional cada vez mais célere, eficiente e eficaz, garantindo sensível diminuição do tempo médio de duração dos processos trabalhistas.

Mais Varas do Trabalho

O primeiro processo da pauta do Projeto na 5ª Vara foi o de número 0000119-65.2017.5.13.0005, ajuizado em 3 de fevereiro passado. Sua primeira audiência ocorreu na quinta-feira da semana passada e a sentença já foi prolatada no mesmo dia. O magistrado deve atuar em 360 processos ao longo de quatro meses.

A princípio, além da 5ª Vara, as audiências simultâneas acontecerão na 6ª e 4ª varas de João Pessoa, atuando os magistrados Francisco Xavier de Andrade Filho e George Falcão Coelho Paiva, respectivamente.

Setic

O Núcleo de Desenvolvimento e Sustentação do PJe (NDSPJe) da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) desenvolveu um novo relatório no sistema SAOPJe chamado Acervo Processual – Projeto Descongestionar, com o intuito de auxiliar juízes e seus assistentes na identificação dos processos.

A ferramenta fornece uma listagem de todos os processos da vara protocolados em determinado ano que possuem numeração dentro de uma faixa informada pelo usuário. A funcionalidade já se encontra disponível e pode ser acessada através do endereço https://pje.trt13.jus.br/saopje pelos perfis de Magistrado, Diretor de Secretaria, Assessor e Servidor.