Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 01 > 2021 > 01 > Magistrados sugerem indicativo de medição de participação feminina na gestão do TRT-13
Conteúdo

Notícias

Magistrados sugerem indicativo de medição de participação feminina na gestão do TRT-13

Sugestão surgiu na segunda oficina do Planejamento Estratégico 2021-2026
publicado: 29/01/2021 09h36 última modificação: 02/02/2021 09h05

Em busca de uma Justiça cada vez mais ágil, de qualidade e efetiva, foi realizada nesta quinta-feira a segunda oficina temática para discutir o futuro do Tribunal do Trabalho da 13ª Região. Desta vez, foram os magistrados de 1º grau que se reuniram, trocaram ideias e deram sugestões e contribuições para a construção do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho na Paraíba para os próximos seis anos (2021/2026).

A oficina foi presidida pelo desembargador Leonardo José Videres Trajano, presidente do TRT 13. Na abertura, ele saudou os magistrados e magistradas e disse que esse é um momento muito importante para discutir temas e propostas que vão direcionar os próximos seis anos do tribunal. “É o início de uma construção do nosso planejamento, é um instrumento para que TCU, CNJ e CSJT acompanhe nosso desempenho, também é no Planejamento Estratégico que nós fixamos nossos indicadores, que são importantíssimos para nossa imagem perante os conselhos superiores e sobretudo perante a sociedade. Essa é uma finalidade precípua que nós não podemos esquecer”.

Uma das participantes da oficina foi a juíza Nayara Queiroz Mota de Sousa, da 3ª Vara do Trabalho de Campina Grande. Para ela, este é um momento de discutir, de forma ampla e democrática, as ações da justiça do Trabalho para os próximos anos. “Muito louvável a atitude do TRT em promover a oficina de Planejamento Estratégico e em abrir espaço de diálogo para que os magistrados possam colaborar com a elaboração da missão, visão de futuro e valores da instituição para 2021 a 2026. Os magistrados inovaram com a inclusão do indicativo de medição de participação feminina da gestão do órgão, seguindo a mesma direção da Resolução 255/2018 do CNJ. Parabéns ao TRT por essa iniciativa que só vem a acrescer e a contribuir para a inclusão da instituição na proposta de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU. Importante também a valorização de propostas de inovação para vencer os desafios da instituição”, afirmou a magistrada.

O Juiz do Trabalho Substituto Lindinaldo Silva Marinho, ao avaliar o evento, mencionou  que "a realização das oficinas temáticas com ampla participação dos seus magistrados, tendo em vista o Planejamento Estratégico 2021-2026 do TRT da 13ª Região, evidenciou, mais uma vez, o compromisso desta Justiça Especializada em fortalecer a participação democrática de seus integrantes, cujos anseios convergiram claramente com os ideais de realização da prestação jurisdicional sempre de forma efetiva e célere".

Já o Desembargador Vice-Presidente e Corregedor Thiago de Oliveira Andrade destacou que "o evento mostrou-se ser uma excelente ferramenta para enfrentamento dos cenários de dificuldades existentes para o TRT da Paraíba, que poderá elaborar um planejamento eficaz valendo-se de seus diversos 'pontos fortes', investindo em inovação e capacitação, de forma a permanecer cumprindo os seus deveres constitucionais em favor da sociedade".

Na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, haverá a terceira oficina com os diretores da Área Administrativa. Uma quarta oficina, ainda em data a ser definida, será realizada com os desembargadores e Assessores Jurídicos. Todas as oficinas serão realizadas de forma virtual, através do Google Meet.

Débora Cristina