Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 08 > 2020 > 08 > Consultor do Prêmio Innovare diz que projeto do TRT13 tem grande alcance social
Conteúdo

Notícias

Consultor do Prêmio Innovare diz que projeto do TRT13 tem grande alcance social

Paraíba concorre ao prêmio com “Acessibilidade para Todos”
publicado: 07/08/2020 14h56 última modificação: 07/08/2020 15h35

O consultor do Prêmio Innovare, Rafael Cavalcanti, considerou como muito bom o projeto do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), “Acessibilidade para Todos”, que está concorrendo ao Prêmio Innovare na categoria Justiça e Cidadania. Dez dias atrás, o consultor participou de uma reunião virtual com a equipe do TRT13 responsável pelo projeto.

Segundo Rafael Cavalcanti, o projeto “Acessibilidade para Todos”, posto em prática pelo TRT13 em 2019, tem um grande alcance social e está no espírito do Prêmio Innovare: de alcance social, de baixo custo e que pode servir de modelo para outros tribunais. “O Regional paraibano está concorrendo ao maior prêmio da Justiça brasileira com um projeto de grande repercussão”, observou.

A função do consultor é visitar as instituições e conhecer os projetos que estão concorrendo ao Prêmio, mas devido a pandemia, as visitas estão sendo feitas virtualmente. As inscrições já foram encerradas e as entrevistas feitas com as equipes dos projetos já estão sendo encaminhadas para a Comissão Julgadora. O Prêmio é dividido em etapas. A primeira etapa foi a inscrição, a segunda etapa foi concretizada com as entrevistas e as outras acontecem de forma interna pela Comissão Julgadora, que vai escolher dois vencedores por categoria. Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.

Este ano, o Innovare chegou à sua 17ª edição confirmando seu propósito de fomento à Justiça brasileira, inclusive com a participação da sociedade civil. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro. O Prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.


Acessibilidade para todos

O TRT13, no desenvolvimento do projeto, estabeleceu medidas concretas para a melhoria da acessibilidade em todas as suas unidades com a promoção de igualdade de oportunidades, participação e inclusão, elevando a autonomia e dignidade das Pessoas com Deficiência (PcD). Durante a ação, reuniu representantes de instituições voltadas ao bem-estar das PcDs da Paraíba e aconteceu nos Fóruns do trabalho de João Pessoa e de Campina Grande e na sede do Regional, na capital, com o objetivo de incrementar as políticas de acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. Teve como gestora a servidora Márcia Valério.

O objetivo foi a realização de treinamento com os agentes de segurança judiciária, agentes de portaria, terceirizados e demais interessados para o correto manejo com as pessoas que apresentam limitações físicas, tais como usuários de cadeira de rodas, mobilidade reduzida, cegos, pessoas com visão subnormal, bem como, pessoas com surdez ou deficit auditivo.

O trabalho foca na abordagem da pessoa com deficiência visual, auditiva e física (simulação de treino de transferências – carro, cadeira de rodas, cadeira comum, vaso sanitário, chão; manuseio de cadeira de rodas – montar e desmontar; locomoção em cadeira de rodas terrenos planos e acidentados, rampas e escadas, terminologia próprias e principais deficiências). A ação é fruto da política adotada pela Administração do TRT que busca o tratamento isonômico e o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por todos.