Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 07 > 2020 > 07 > 2020 > 06 > TRT 13 concorre ao Prêmio Innovare com projeto de acessibilidade
Conteúdo

Notícias

TRT 13 concorre ao Prêmio Innovare com projeto de acessibilidade

Objetivo da premiação é identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil
publicado: 03/08/2020 10h06 última modificação: 04/08/2020 10h11

O projeto “Acessibilidade para Todos” posto em prática pelo Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) em 2019 está concorrendo ao Prêmio Innovare na categoria Justiça e Cidadania. O Prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

O TRT13, no desenvolvimento do projeto, estabeleceu medidas concretas para a melhoria da acessibilidade em todas as suas unidades com a promoção de igualdade de oportunidades, participação e inclusão, elevando a autonomia e dignidade das Pessoas com Deficiência (PcD).

São autores do projeto que concorre ao Innovare, o presidente do TRT 13, desembargador Wolney de Macedo Cordeiro, o juiz Adriano Dantas, auxiliar da Presidência, a secretária-geral da Presidência, Iselma Maria Rodrigues e as servidoras Márcia Valério e Karina Pereira Diniz.

O Projeto

“Acessibilidade para Todos”, reuniu representantes de instituições voltadas ao bem-estar das PcD da Paraíba e aconteceu nos Fóruns do trabalho de João Pessoa e de Campina Grande e na sede do Regional, na capital, com o objetivo de incrementar as políticas de acessibilidade do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba. Teve como gestora a servidora Márcia Valério.

O objetivo foi a realização de treinamento com os agentes de segurança judiciária, agentes de portaria, terceirizados e demais interessados para o correto manejo com as pessoas que apresentam limitações físicas, tais como usuários de cadeira de rodas, mobilidade reduzida, cegos, pessoas com visão subnormal, bem como, pessoas com surdez ou deficit auditivo.

O trabalho foca na abordagem da pessoa com deficiência visual, auditiva e física (simulação de treino de transferências – carro, cadeira de rodas, cadeira comum, vaso sanitário, chão; manuseio de cadeira de rodas – montar e desmontar; locomoção em cadeira de rodas terrenos planos e acidentados, rampas e escadas, terminologia próprias e principais deficiências).

A ação é fruto da política adotada pela Administração do TRT que busca o tratamento isonômico e o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por todos.

Premiação em dezembro

Este ano, o Innovare chegou à sua 17ª edição confirmando seus propósitos de fomento à Justiça brasileira, inclusive com a participação da sociedade civil. A cerimônia de premiação acontecerá em dezembro.

Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.

A proposta do Prêmio Innovare é fazer com que as iniciativas dos Tribunais mudem a cara da Justiça e estimulem novas iniciativas.