Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > 03 > Projeto Wiki Nacional vai otimizar o fluxo do Processo Judicial de todo país
Conteúdo

Notícias

Projeto Wiki Nacional vai otimizar o fluxo do Processo Judicial de todo país

Plataforma foi apresentada em encontro que aconteceu em Cuiabá e oTRT13 foi representado pelos servidores Iselma Rodrigues e Marcondes Marques
publicado: 12/03/2018 12h24 última modificação: 02/04/2018 09h20

Os servidores Iselma Maria Rodrigues (Corregedoria) e Marcondes Antônio Marques (1ª VT CG) estiveram representando o Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) no 2º Encontro Nacional do Fluxo Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância – Wiki Nacional, que aconteceu no início deste mês de março, em Cuiabá. A reunião contou com a participação de representantes de 22 tribunais trabalhistas do país.

Este projeto surgiu em reuniões periódicas dos secretários de corregedorias do TRTs, tendo como base a Wiki criada pelo Tribunal Superior do Trabalho para o e-Gestão e a Wiki da Justiça do Trabalho mato-grossense, que traz uma série de informações acerca das tarefas do Processo Judicial.

No discurso de abertura, a presidente do TRT de Mato Grosso, Eliney Veloso, destacou que a Wiki Nacional é um projeto ambicioso que vai promover uma reviravolta nos procedimentos da Justiça do Trabalho porque “vai facilitar, simplificar, tornar mais célere e, principalmente, demandar um tempo de treinamento muito menor para o servidor. Os ganhos serão inúmeros, inclusive para magistrados e mais na ponta, para o jurisdicionado”.

Ambiente Wiki

As páginas do ambiente Wiki são criadas de forma colaborativa, em constante expansão e aprimoramento, que visam reunir conhecimentos e experiências sobre um tema. No caso do Projeto Nacional do Fluxo Otimizado, a ideia é estabelecer fluxos de procedimentos do Processo Judicial em suas três fases, para unificar e otimizar o trabalho nas varas de todo país.

Segundo o secretário da Corregedoria do TRT de Campinas e coordenador do projeto, Vlademir Nei Suato, o projeto da Wiki Nacional é, precipuamente, um projeto de gestão do conhecimento. “Uma busca para pegar as melhores práticas, o fluxo mais otimizado de procedimentos, de forma que o servidor consiga desenvolver qualquer procedimento a partir de um fluxo que já está desenhado”, destacou.

O primeiro dia de atividades teve as considerações da secretária da Corregedoria do TRT/MT, Kalina Sampaio, que deu as boas-vindas e informações sobre a hospedagem da ferramenta da Wiki na plataforma do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), do coordenador Valdimir Suato, com as considerações gerais do projeto, e também a palestra sobre Gestão e Mapeamento de Processos, a qual foi ministrada pelo chefe do Escritório de Processos do TRT/MT, Emerson Gomieiro.

2º dia

Na terça (6), os trabalhos serão conduzidos pela juíza auxiliar da Corregedoria do TRT de Campinas, Lúcia Zimmermann. A magistrada fez a apresentação do fluxo de conhecimento e abriu espaço para debates e, ao final, o grupo de participante do evento fez a validação.

Paraíba

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) foi representado, no evento, pelos servidores Iselma Maria Rodrigues, secretária da Secretaria da Corregedoria, e Marcondes Antônio Marques, diretor da 1ª Vara do Trabalho de Campina Grande.

Estratégias de divulgação do Wiki Nacional

Nas quartas e quintas-feiras (7 e 8), jornalistas e gestores de oito unidades de Comunicação Social de TRTs do Brasil traçaram o plano de divulgação do Projeto de Fluxo Nacional de Procedimentos Otimizados de Primeira Instância – Wiki Nacional. As reuniões ocorreram no complexo sede do TRT de Mato Grosso, em Cuiabá, durante o 2º Encontro do Projeto.

A ideia foi definir a identidade visual da página, propondo um plano de comunicação para divulgação do projeto, os valores e o cronograma de execução. Na quinta-feira, os assessores realizaram uma oficina de rascunho e croquis para o calendário de mídia 2018 e, à tardem, aconteceu uma roda dialógica sobre o engajamento e papel da comunicação.

A abertura do evento foi realizada na quarta-feira (7), pela manhã, com a presença do coordenador do projeto da Wiki Nacional e secretário da Corregedoria do TRT de Campinas, Vlademir Suato, e da secretária da Corregedoria do TRT/MT, Kalina Sampaio.

Wiki Nacional

O Projeto de Fluxo Nacional Otimizado em Procedimentos de Primeira Instância tem como objetivo a construção de conteúdos na plataforma Wiki relacionados aos fluxos do Processo Judicial, além de modelos e ações que possibilitem a padronização de procedimentos, no âmbito da Justiça do trabalho.

A expectativa é que o projeto uniformize, simplifique e modernize o trabalho da Varas Trabalhistas de todo país. O projeto de criação da Wiki Nacional surgiu com base na apresentação de projetos implementados no TRT de Campinas e da página da Wiki-PJe desenvolvida pela Justiça do Trabalho mato-grossense.

Nestas reuniões para discutir as estratégias de divulgação do Wiki Nacional, o TRT13 foi representando pelo seu assessor de Comunicação Social, jornalista José Vieira Neto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do TRT/MT)