Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > 01 > 2018 > 01 > Justiça do Trabalho nega recurso ao Santander
Conteúdo

Notícias

Justiça do Trabalho nega recurso ao Santander

Banco requereu que os atos de comunicação processual fossem praticados em nome dos seus advogados
publicado: 15/01/2018 15h26 última modificação: 15/01/2018 15h26

A 2ª Turma do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região), por unanimidade, seguiu o voto do relator, desembargador Ubiratan Moreira Delgado, que negou provimento ao recurso do processo nº 0130571-19.2015.5.13.0011, ajuizado pelo banco Santander contra uma ação trabalhista movida por um ex-funcionário, na Vara do Trabalho de Patos.

Contra a decisão do juízo de origem, o Santander pretendia que os atos de comunicação processual fossem praticados em nome dos seus advogados Bruno Henrique de O. Vanderlei e Alan Sampaio Campos, sob pena de nulidade. O relator, entretanto, considerou este argumento sem consistência, “uma vez que os mesmos advogados já estão devidamente cadastrados no Sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), razão pela qual nada há para deferir neste aspecto”.

Sobre os cálculos

A instituição ainda alegou que os cálculos apresentados pelo ex-funcionário não estariam corretos porque os valores referentes a parcelas vincendas de adicional de transferência, ou seja, que ainda estão por vencer, não foram deferidas na sentença.

E, além de questionar o índice de correção aplicado e o fato gerador das contribuições previdenciárias, de modo a não incidir juros e multa sobre tais verbas, o banco também apontou equívoco nos cálculos, em relação ao acréscimo de parcelas não vencidas de adicional de transferência que não constaram da sentença.

Ao decidir sobre os embargos à execução do Santander, especificamente em relação às horas extras, o juiz de origem sustentou que não haveria como acolher a pretensão do banco, no tocante ao cálculo de horas extras, porque esse título sequer foi deferido na sentença.

Pleito indeferido

Ao indeferir o pleito, o relator do processo ressaltou que o Santander “nada ventilou ali acerca de parcelas vincendas do adicional de transferência, mas limitou sua insurgência apenas a respeito de horas extras”.

O desembargador Ubiratan Delgado destacou que “o instituto da coisa julgada não pode ser desrespeitado por mera vontade da parte e no momento em que esta julgar conveniente. Tal incerteza se traduziria em verdadeira desordem do devido processo legal, que teria o condão de pôr em risco a ordem jurídica e a capacidade do Estado em fazer valer suas decisões, mesmo que incorretas ou injustas.”, frisou.

Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional do Trabalho 13ª Região
Tel. (83) 3533-6038
acs@trt13.jus.br
registrado em: