Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2015 > 09 > Ouvidoria Itinerante do TRT se transforma em Projeto Estratégico
Conteúdo

Ouvidoria Itinerante do TRT se transforma em Projeto Estratégico

Objetivo é oferecer ao jurisdicionado um veículo para encaminhamento de solicitações, sugestões, reclamações, informações, críticas e elogios ao trabalho da Instituição
publicado: 22/09/2015 09h53 última modificação: 30/09/2016 11h10

Com o objetivo de intensificar as atividades da Ouvidoria Itinerante, o desembargador Ouvidor Leonardo José Videres Trajano decidiu transformar a ação em Projeto Estratégico. A ideia é levar a Ouvidoria às Varas do Trabalho do Estado, visando à interiorização e a disseminação deste meio de comunicação entre a sociedade e o Tribunal, bem como os benefícios decorrentes desta comunicação.

De acordo com o Ouvidor, o Projeto Ouvidoria Itinerante está alinhado com as ações implementadas pelo Tribunal no sentido de realizar audiências móveis. Fundamenta-se na necessidade de divulgar as ações da Ouvidoria junto aos jurisdicionados, servidores e magistrados, fortalecendo o exercício da cidadania ao oferecer um veículo para encaminhamento de solicitações, sugestões, reclamações, informações, críticas e elogios ao trabalho da Instituição.

“Tem como propósito aperfeiçoar os serviços prestados pelo Tribunal à sociedade, com respaldo no teor das demandas que são apresentadas pelos usuários”, disse o magistrado. A necessidade de implantar o Projeto, cujas ações foram iniciadas na gestão anterior, decorre da análise dos dados estatísticos fornecidos pelo Sistema de Acompanhamento das Manifestações. Para o desembargador Leonardo Trajano, o número de demandas poderia ser mais expressivo, ficando evidenciado que grande parte da população desconhece o papel da Ouvidoria. “Desta forma, é imperiosa a necessidade de divulgar os serviços que são oferecidos no âmbito das Varas do Regional”, observou.

Definido no Planejamento Estratégico do Tribunal para o período de 2015 a 2020, o Projeto se constitui em importante avanço na promoção da cidadania. O maior desafio está relacionado a sua efetividade para alcançar os objetivos organizacionais. O projeto tem como gestor o servidor Roberto Moura Martins e como substituto o servidor Idris Leônidas de Almeida Meira. O patrocinador é o desembargador Leonardo Trajano, que prevê a conclusão do projeto em novembro de 2016.

Ações itinerantes

Até dezembro deste ano de 2015, a Ouvidoria sairá da sede do TRT e, de forma itinerante, fará ações no Fórum Campina de Grande. No primeiro semestre de 2016, as ações acontecerão nas Varas do Trabalho de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Picuí e Areia. Já no segundo semestre, a Ouvidoria estará presente nas Varas de Monteiro, Guarabira, Itabaiana, Santa Rita e por último no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa.