Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Seção de Projetos Selo Unidade Verde
MANUAIS DOS SISTEMAS

 

                                                                           

                                                                                    eGestao

                                 1º Grau

                                 2º Grau

Manual Basico

 

Manual do Descarte

Descarte

 Limpar e organizar…

é só começar!

 

Selo Unidade Verde

  1. Escopo ou finalidade do projeto

O projeto tem a finalidade de implantar no TRT13 um Programa que reconheça as unidades administrativas e judiciárias do Regional com melhor desempenho nos principais indicadores ligados à responsabilidade socioambiental, identificados no PLS - TRT13 (Plano de Logística Sustentável), destacando-as e premiando individualmente com o “Selo Unidade Verde”.

  1. Alinhamento Estratégico

  • Objetivo Estratégico nº 06 – Implementar política de gestão de pessoas, com ênfase nas competências e na qualidade de vida no trabalho.
  • Objetivo Estratégico nº 09 – Promover ações voltadas à governança e ao combate à corrupção e à improbidade administrativa.
  • Atributo de valor – Responsabilidade Socioambiental.
  1. Partes Interessadas

  • Presidência

  • CNJ

  • CSJT

  • Magistrados e servidores

  • Sociedade em geral

  1. Justificativa

Em tempos de preocupação constante com o futuro do nosso planeta, é importante que as instituições, sejam elas públicas ou privadas, entendam, de uma vez por todas, que pensar de forma mais verde, incorporando valores de respeito ao meio ambiente em sua cultura organizacional, representa uma grande oportunidade de crescimento, de melhoria de sua imagem institucional na sociedade e, adicionalmente, economia de recursos essenciais para a qualidade de vida das futuras gerações.

Essa economia de recursos essenciais pode ir além do trivial, como energia elétrica e água. Questões como redução da emissão de carbono, economia de papel, aquisição de mobiliário produzido com matéria-prima reciclada, utilização de meios de transportes alternativos e a não utilização de copos descartáveis devem ser trazidas à discussão e incorporadas ao dia a dia dos servidores.

Segundo o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Ética e Qualidade nas Relações, “O necessário envolvimento de toda a organização na prática da responsabilidade social gera sinergias, precisamente com os públicos dos quais ela tanto depende, que fortalecem seu desempenho global. As instituições são socialmente responsáveis quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma instituição melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa”.

É sabido que profissionais que participam ativamente de ações dessa natureza obtém melhorias em sua qualidade de vida e até mesmo no ambiente de trabalho. Ações sociais exigem dos participantes comprometimento, envolvimento e sensibilidade. Colaboradores que desempenham essas atividades e que notam a sua importância nesse cenário atingem alto nível de gratificação com o trabalho realizado. São vários os casos de profissionais que iniciaram trabalhos voluntários no ambiente corporativo e acabaram levando essas atividades para a vida pessoal, tamanha a gratificação obtida.

O “Selo Unidade Verde” tem por objetivo contribuir para essa mudança de cultura, sendo um instrumento de transformação interna no TRT13, levando conceitos de responsabilidade socioambiental, economia de recursos e preocupação com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta para o cotidiano de magistrados e servidores, premiando aquelas unidades onde práticas sustentáveis tenham sido adotadas.

  1. Gestor

Jackson Bertamoni de Lima

E-mail: jblima@trt13.jus.br

Fone: (83) 3533-6033

  1. Equipe

Edgard Saeger Neto

Emerson Santos Maul

Jaquilane Medeiros Costa

Max Frederico Feitosa Guedes Pereira

Rodolpho de Almeida Eloy

  1. Acompanhamento

Termo de Abertura

Ações do documento
Planejamento Estratégico 2021/2026

Capa do Caderno PEI 2021/2026

Capa book planejamento

Junho 2020 »
Junho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930