Projeto Mãos que Salvam
1.Escopo ou finalidade do projeto
Este projeto tem como objetivo a promoção da saúde, através da prevenção de complicações provocadas por emergências médicas, como parada cardiorrespiratória, engasgamento, lesões e outros incidentes, que podem ser evitados ou solucionados, mediante a capacitação dos magistrados, servidores, terceirizados e aprendizes, no sentido de fornecer assistência imediata e adequada até a chegada de profissionais de saúde especializados. O ensinamento e instruções práticas serão realizadas em todas as Unidades administrativas e judiciárias que compõem o TRT13, com facilitadores da Coordenação de Saúde e a participação dos servidores e magistrados, além de terceirizados e aprendizes.
2.Alinhamento Estratégico
- Planejamento Estratégico do TRT13 2021-2026:
- Objetivo Estratégico 2 – Promover o trabalho decente e a sustentabilidade;
- Objetivo Estratégico 8 – Incrementar modelo de gestão de pessoas em âmbito nacional;
- Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (Agenda 2023 da ONU) 1, 3, 4, 5, 8, 10, 16 e 17;
- Atributos de Valor: Valorização das pessoas, Sustentabilidade, Comprometimento
3.Partes Interessadas
- Presidência;
-
Magistrados, servidores, terceirizados e aprendizes do TRT-13
4.Justificativa
A educação em primeiros socorros pode desempenhar um papel vital na preservação da vida e na prevenção de complicações. Ensinando aos magistrados, servidores, terceirizados e aprendizes do TRT-13 como agir em situações de emergência médica, a Instituição promove uma ação de importância múltipla: a preservação da vida, em casos de emergência médica e a redução dos riscos de acidentes e lesões dentro de suas instalações, posto que servidores familiarizados com técnicas de primeiros socorros são capazes de identificar e corrigir situações potencialmente perigosas, como pisos escorregadios, objetos pontiagudos ou mal colocados, produtos químicos perigosos, entre outros.
Ao ensinar primeiros socorros aos magistrados, servidores, terceirizados e aprendizes, o TRT-13 estará cumprindo o seu papel na promoção da saúde pública e no incentivo à participação cívica. Esse pessoal, uma vez capacitado, poderá não apenas salvar vidas dentro da instituição, mas também prestar assistência no seu lar e na comunidade, fora do ambiente de trabalho, o que gera um impacto positivo na sociedade em geral.
Por derradeiro, é mister destacar a importância do permanente treinamento, com periodicidade semestral, no intuito de manter acesa a chama do conhecimento adquirido.
5. Cronograma
Estrutura de Decomposição de Trabalho (EDT) | Início | Término | Área Responsável |
---|---|---|---|
Entrega 1: Gerenciamento e definições do projeto |
23/09/24 |
27/09/24 |
Equipe |
Ação 1.1: Realizar reunião com potenciais parceiros para apresentar o Projeto com consequente convite para parceria; | 23/09/24 | 27/09/24 | |
Ação 1.2: Realizar reunião com equipe do projeto para apresentar o conteúdo e distribuir as Ações; |
23/09/24 |
27/09/24 | |
Entrega 2: Planejamento das Aulas | 23/09/24 | 27/09/24 | Equipe |
Ação 2.1: Definir cronograma de realização das aulas nas unidades |
23/09/24 | 27/09/24 | |
Ação 2.2: Divulgar o cronograma com as Unidades beneficiadas; |
23/09/24 | 27/09/24 | |
Ação 2.3: Criar PROAD com exposição de motivos solicitando ao Presidente autorização para execução do Projeto. O PROAD deve ser protocolado pela CSAUDE e dado ciência à SADM, GDG, Unidades envolvidas. |
23/09/24 | 27/09/24 | |
Entrega 3: Preparação para as aulas | 23/09/24 | 27/09/24 | Equipe |
Ação 3.1: Definir o material que será levado para as aulas (datashow, material para aula prática, etc); |
23/09/24 | 27/09/24 | |
Ação 3.2: Definir os nomes dos colaboradores da CSAUDE que irão participar de cada aula; |
23/09/24 | 27/09/24 | |
Ação 3.3: Definir a logística de deslocamento para as Unidades, especialmente se for fora da sede do TRT13 |
23/09/24 | 27/09/24 | |
Entrega 4: Aulas | 27/09/24 | 31/03/25 | Equipe |
Ação 4.1: Realizar os treinamentos definidos no cronograma |
27/09/24 | 31/03/25 | |
Ação 4.2: Produzir matéria para divulgação na Intranet e Internet |
27/09/24 | 31/03/25 | |
Ação 4.3: Produzir relatório com os dados estatísticos da aula (quantidade de participantes, nome da unidade, dia da realização, feedback dos participantes) para ser incluído no PROAD. | 27/09/24 | 31/03/25 | |
Entrega 5: Conclusão | 27/09/24 | 31/03/25 | Equipe |
Ação 5.1: Instruir o PROAD, informando a conclusão do cronograma e relatório geral | 27/09/24 | 31/03/25 | |
Ação 5.2: Encaminhar o PROAD para GDG, SEGGEST e ACS | 27/09/24 | 31/03/25 | |
Ação 5.3: Arquivar o PROAD | 27/09/24 | 31/03/25 |
6. Orçamento
Categoria |
Detalhamento |
Responsável |
Exercício Financeiro |
Custo Estimado |
Deslocamentos |
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Aquisição de material (consumo) |
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Diárias |
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Treinamentos |
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Total: |
R$ 0,00 |
Obs.Caso a administração entenda relevante a interiorização do projetos, os custos resumem-se ao pagamento de diárias.
7.Gestor
Manuella Araújo Cavalcanti Teixeira
E-mail: mvieira@trt13.jus.br
Fone: (83) 3533-6157
8.Equipe
Débora Cristina Barbosa da Silva - ACS
Gerard da Cruz Silva - Csaude
Jackson Bertamoni de Lima - Seggest
Manuella Araújo Cavalcanti Teixeira Vieira - Csaude
Rodolfo Luiz Marques Reis - Csaude