Projeto Governança de TIC
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Escopo ou finalidade do projeto
Este projeto tem como escopo a criação de estruturas de governança de TIC (projetos e processos) na SETIC, capazes de permitir uma gestão especializada das atividades de TIC no âmbito do TRT da 13ª Região.
Trata-se da implantação e formalização da gestão do projetos de TIC, por meio da definição de uma metodologia própria, baseada no PMBOK e na metodologia de gestão de projetos de TIC do CSJT, e do estabelecimento de uma unidade específica para desempenhar e gerenciar as atividades afetas a essa área. Outrossim, cuida da implantação e formalização da gestão de processos de TIC no âmbito da SETIC, também pela definição de uma metodologia de processos própria, pelo mapeamento dos processos de TIC baseado na biblioteca ITIL e nos controles do COBIT, e pelo estabelecimento de uma unidade específica para desempenhar e gerenciar as atividades afetas a essa área.
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Alinhamento Estratégico
2.1 Estratégia Nacional de TIC do Poder Judiciário (ENTIC CNJ 2015-2020)
Objetivo 4: Aperfeiçoar a governança e a gestão de TIC.
2.2 Plano Estratégico de TIC do CSJT (PETIC CSJT 2015-2020)
Objetivo 2: Aprimorar a gestão e governança de TIC.
2.3Plano Estratégico Institucional do TRT 13ª Região (PEI 2015-2020)
Objetivo Estratégico 7: Garantir a infraestrutura e a governança de TIC.
2.4 Plano Diretor de TIC do TRT 13ª Região (PDTIC 2015-2016)
Demanda 6.1.1.2: Implantação de um Escritório de Projetos de TIC (EGP-TIC);
Demanda 6.1.1.3: Implantação de um Escritório de Processos de TIC (EGPr);
Demanda 6.1.1.4: Formalização e execução do processo de gerenciamento da continuidade dos serviços de TI;
Demanda 6.1.1.5: Definição, formalização, execução, acompanhamento e melhoria do processo de gerenciamento de catálogo de serviços, definindo métricas de desempenho para cada serviço do catálogo, publicado em site adequado;
Demanda 6.1.1.6: Definição, formalização e desenvolvimento de processos para os serviços da TI, estabelecendo os níveis e o alcance deles;
Demanda 6.1.1.7: Formalização e execução do processo de gerenciamento de mudança;
Demanda 6.1.1.8: Formalização e execução do processo de gerenciamento de liberação e implantação;
Demanda 6.1.1.9: Formalização e execução do processo de gerenciamento de incidentes;
Demanda 6.1.1.10: Definição, formalização, execução, acompanhamento e melhoria periódica do processo de gerenciamento de projetos de TI, publicando portfólio em portal adequado;
Demanda 6.1.1.11: Definição, formalização, execução, acompanhamento e melhoria periódica do processo de planejamento das contratações de TI;
Demanda 6.1.1.12: Formalização e execução do processo de gerenciamento de configuração e ativos;
Demanda 6.1.13: Formalização e execução do processo de gerenciamento de problemas.
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Clientes do projeto
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC;
Comissão Permanente de Informática – COINF;
Tribunal de Contas da União - TCU;
Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT;
Conselho Nacional de Justiça – CNJ;
Presidência TRT13;
Magistrados;
Servidores;
Usuários;
Sociedade.
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Justificativa
O esforço de informatização da Justiça do Trabalho tem exigido de seus gestores e técnicos, cada vez mais, a adoção e o aprimoramento de boas práticas de gestão capazes de fazer face à necessidade de execução transparente e eficiente de vultosos recursos orçamentários próprios da área de TIC, bem como do cumprimento das atividades técnicas especializadas.
Testemunha desse esforço, o Modelo de Gestão de Portfólio de Projetos de TIC da Justiça do Trabalho (Portfólio de TIC-JT), instituído em agosto de 2009 na Justiça do Trabalho, e em breve adotado por este Tribunal, após ajustes internos, fundamenta-se, entre outras premissas, nas recomendações dos órgãos de controle, tais como TCU, CNJ e CSJT, no que concerne à orientação para implantação de modelos de Governança de Tecnologia da Informação, no impositivo de padronizar procedimentos e garantir alinhamento estratégico de projetos, serviços e aplicações, bem como na necessidade de especialização da atividade de gerenciamento de projetos, para contemplar as especificidades da área de TIC e conformá-las às melhores práticas de gestão de projetos de TIC.
Nesse mesmo sentido, também se apresentam os esforços para racionalizar as rotinas e os processos de trabalho próprios de TIC no âmbito da SETIC, de modo a refletir as melhores práticas do mercado, notadamente as que estão consubstanciadas na biblioteca ITIL e nos controles propostos pelo COBIT, ambos apontados como de observação e cumprimento indispensáveis, consoante as recomendações dos órgãos de controle supramencionados.
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Gestor
Samuelson Wagner de Araújo e Silva
E-mail: swsilva@trt13.jus.br
Fone: (83) 3533-6148
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Equipe
Davi Medeiros Cabral
Marcelo Luís Machado Moura
Samuelson Wagner de Araújo e Silva
Wagner de Souza Porto
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Acompanhamento