Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Seção de Projetos Projeto Garantir Orçamento Estratégico
MANUAIS DOS SISTEMAS

 

                                                                           

                                                                                    eGestao

                                 1º Grau

                                 2º Grau

Manual Basico

 

Manual do Descarte

Descarte

 Limpar e organizar…

é só começar!

 

Projeto Garantir Orçamento Estratégico

 

 

  1. Escopo ou finalidade do projeto

Considera a necessidade de revissar o Processo de Elaboração Orçamentário do TRT 13ª Região, face à importancia da efetiva aplicação do Modelo de Orçamento Estratégico (Por Resultado), o qual assegura que a elaboração e execução orçamentária sejam consistentes, focando a disciplina, eficácia, eficiência e efetividade da despesa pública. O Modelo tem por base o Planejamento Estratégico e busca a efetiva participação dos gestores e comissões específicas designadas pela Presidência.

 

  1. Alinhamento Estratégico

 

Objetivo 8 - Aprimorar a gestão orçamentária e financeira;

Objetivo 9 - Alinhar a proposta orçamentária à estratégia.

 

  1. Clientes do projeto

Diretoria Geral

Secretaria de Planejamento e Finanças

Secretaria Administrativa

Secretaria de Controle Interno

Ordenadoria de Despesas

 

  1. Justificativa

Com a nova Visão de Administração Pública implementa por meio do Planejamento Estratégico no TRT 13ª Região, tornou-se imprescindível a adoção do Modelo de Orçamento Estratégico, o qual contempla e prioriza os projetos estratégicos, buscando deslocar a atenção dos controles dos inputs (matéria prima, recursos humanos, financeiros e tecnológicos) para os outputs (produtos, serviços, resultados e informações). O Orçamento Estratégico - OE tem por objetivo tornar mais eficiente a alocação e utilização dos recursos financeiros, melhorar o desempenho do Setor Público e melhorar a informação (accountability) para os cidadãos. Ademais, trata-se de um processo dinâmico e complexo que exige constante monitoramento e melhorias de modo a otimizar a destinação dos recursos disponíveis. Importante destacar que o TRT 13ª Região é um órgão executor de despesas, não tendo entre suas atividades principais a arrecadação de receitas. Portanto, sua estrutura orçamental organiza-se com foco na aplicação dos recursos, já que os mesmos originam-se de repasses.

O projeto Garantir Orçamento Estratégico envolve as seguintes ações:
  • Definir o Orçamento Estratégico por meio do desenvolvimento de um Modelo de Proposta Orçamentária Prévia que identifique, dentro do orçamento geral de cada setorial, quais as despesas que compõem o Orçamento Estratégico - OE;

  • Estudar a viabilidade da implantação de um Sistema de Gestão Orçamentária - SGO, tendo em vista a necessidade de uma ferramenta acessível que auxilie aos Gestores no planejamento, acompanhamento e tomada de decisão tanto no que diz respeito ao Orçamento Geral, quanto ao Orçamento Estratégico;

  • Desenvolver Cartilha de Boas Práticas de Redução de Despesa a partir da análise de contratos do próprio TRT 13ª Região, de forma a otimizar a execução orçamentária, bem como os resultados das ações estratégicas.

  • Fortalecer o conceito de Orçamento Estratégico por meio da capacitação da equipe do projeto e sensibilização dos gestores quanto à importancia de sua efetiva participação.

  1. Gestor

 

Raimundo Freire Filho

 

  1. Equipe

 

 José Caetano Leite

Leonardo Guedes Pereira

Arthur José Albuquerque Gadelha

Saletiel Dias Paz

Lúcio Flávio Nunes da Silva



  1. Acompanhamento

TERMO DE ABERTURA

 

Ações do documento
Planejamento Estratégico 2021/2026

Capa do Caderno PEI 2021/2026

Capa book planejamento

Dezembro 2019 »
Dezembro
DoSeTeQuQuSeSa
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031