Projeto de Implantação do PJE no TRT13ª Região
Administração
Desembargador Carlos Coelho de Miranda Freire
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JUSTIFICATIVA
Em 29 de março de 2010, por ocasião da celebração do Termo
de Acordo de Cooperação Técnica 51/2010 entre o Conselho Nacional
de Justiça (CNJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho
Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), a Justiça do Trabalho aderiu,
oficialmente, ao Processo Judicial Eletrônico PJe. O projeto mantem
como meta elaborar um sistema único de tramitação eletrônica de
processos judiciais.
Na mesma data, por meio do Acordo de Cooperação Técnica
01/2010, assinado entre o Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho
Superior da Justiça do Trabalho e os 24 Tribunais Regionais do Trabalho,
todos os órgãos da Justiça do Trabalho passaram a integrar o projeto.
O TRT 13ª Região (PB) implantou oficialmente em 23/11/2012,
o PJe-JT. O sistema nacional fora utilizado, inicialmente, para novas ações
protocolizadas nas Varas do Trabalho de Santa Rita e, em grau, para
recebimento de mandados de segurança.
No presente, consolidado nas varas únicas, restam o Fórum
Irineu Joffily, em Campina Grande, e o Fórum Maximiano Figueiredo,
em João Pessoa, serem integrados ao PJe.
No total, são 14 Varas do Trabalho, 2 Centrais de Mandado
Judiciais, 2 Coordenações de Cadastro e Distribuição, além do Núcleo
Permanente de Métodos Consensuais (NUCON), a Coordenadoria de
Apoio às Varas de João Pessoa (CODAP) e uma Central de Atendimento.
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Este projeto foca as ações necessárias para fornecer a
capacitação necessária aos servidores que compõem as unidades citadas,
parametrizar o PJe para contemplar as estruturas existentes que se
integram às Varas do Trabalho e, por fim, estabelecer uma estrutura de
suporte e apoio às atividades realizadas no sistema.
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SUMÁRIO
I – OBJETIVO GERAL
II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
III – DETALHAMENTO
IV – FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
V – CRONOGRAMA
VI - CONSIDERAÇÕES FINAIS
I - OBJETIVO GERAL
Concluir o projeto de implantação do PJe Processo Judicial
Eletrônico no TRT 13ª Região.
II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Capacitar os Servidores e Magistrados do Fóruns Irineu Joffily
e Maximiano Figueiredo para utilizar o PJe nas suas atividades
judiciais;
2. Integrar outras unidades judiciais que não as Varas do Trabalho
à estrutura do PJe;
3. Estabelecer uma estrutura de apoio às unidades para auxiliar no
melhor uso do sistema, na capacitação contínua e na solução de
problema pontuais;
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III - DETALHAMENTO
1 – Preparação:
Nesta etapa serão realizadas as parametrizações no PJe na base
de produção e replicadas na base de treinamento. A parametrização
consiste no prévio cadastro das unidades judiciais e servidores que
participarão do treinamento.
Também será feito o ajuste no sistema para absorver as
unidades que o TRT 13ª Região instituiu e que, originariamente, não estão
contempladas na estrutura do PJe. A saber: NUCON, CODAP e Central de
Execuções (nominadas hoje Central de Mandados). Ressalte-se que a
“Central de Mandados” no PJe é uma figuração usada para organizar os
expedientes (notificações, mandados, ofícios, etc) que são expedidos pelas
unidades. Essa figuração não constitui-se num setor, por assim dizer, não
recebendo processos.
No PJe, para atender a nossa demanda, será utilizada a estrutura
denominada “posto avançado” que representa um apêndice à vara e que,
corretamente configurado, atenderá à nossa necessidade.
A equipe de suporte do TST, em Brasília, fará os ajustes
necessários para que na apuração de dados estatísticos seja considerada a
unidade originária do processo.
Ainda nesta etapa, será realizada a atualização da base de
treinamento no tocante as releases R11 a R18, para que o ambiente esteja
igual ao da produção.
Por fim, será confeccionado o material de treinamento, que
consiste no roteiro de práticas, que darão apoio à ministração das aulas.
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Tempo estimado:
3 semanas
Servidores envolvidos:
2 Coordenação do PJE
1 Coordenação de Infraestrutura
1 Coordenação de apoio ao usuário
2 – Ações iniciais:
Nesta etapa algumas ações poderão ser necessárias:
Reunir os diretores e magistrados para adesão ao projeto;
Divulgar o cronograma aos setores;
Elaborar ato de suspensão de prazos;
Elaborar ato redefinindo o papel da Coordenação de Cadastro e
Distribuição” - Campina Grande como “Coordenação de
Atendimento e Suporte”, responsável pelo atendimento aos
advogados e ao público interno e externo no tocante à dúvidas e
procedimentos do PJe. Podendo ser referencia para as demais varas
do interior. Evidentemente, mantém-se as competências originais:
Distribuição de processos físicos advindos das Comarcas, Atuação de
Cartas Precatórias quer físicas, quer via malote digital podendo
inclusive ser um polo de autuação das varas únicas próximas.
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Elaborar ato redefinindo o papel da “Central de Atendimento” - João
Pessoa, que torna-se à Coordenação de Atendimento e Suporte”,
responsável pelo atendimento aos advogados e ao público interno e
externo no tocante à dúvidas e procedimentos do PJe;
Elaborar ato redefinindo o papel da “Núcleo de Cadastro e
Distribuição” - TRT, que torna-se à “Coordenação de Atendimento e
Suporte”, responsável pelo atendimento aos advogados e ao público
interno e externo no tocante à dúvidas e procedimentos do Pje no
segundo grau;
Elaborar ato relativo à definição do Grupo de Homologação,
composto agora pelas Coordenações de Atendimento e Suporte
João Pessoa, Campina Grande e a de 2o Grau - que serão orientadas
pelo Núcleo de Atendimento do PJE, este ligado à Coordenação do
SUAP/PJE – SETIC.
Providenciar transporte e diárias necessárias à execução do projeto.
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3 – Treinamento do Fórum Irineu Joffily
Considera-se uma suspensão de prazos de uma semana
Considera-se o treinamento de cerca de cem servidores;
Considera-se que há uma única sala de treinamento;
Considera-se a carga mínima de 20 horas de treinamento;
Dadas as considerações acima, a melhor estratégia para a
realização do treinamento é a exposição, mediante slides, no período das
09:00 as 12:00h, e o acompanhamento de exercícios práticos, no período
das 14:00 as 17:00h, ao longo de 5 dias úteis.
A exposição de slides se dará no Auditório do Fórum Irineu
Joffily.
Os exercícios práticos serão ministrados na própria unidade do
servidor, que contará com pessoal qualificado para complementar o
aprendizado.
Será ministrado um treinamento específico para a Central de
Mandados - no tocante à distribuição dos expedientes para os Oficiais de
Justiça – bem como para os digitadores das Salas de Audiência.
Será ministrada uma palestra de 4h para os advogados no
auditório do Fórum objetivando treiná-los nas competências necessárias ao
uso do PJe.
Na semana seguinte ao treinamento será inciada a fase de
produção, que contará com a presente de técnicos da SETIC para auxiliar
na adaptação, assim como os servidores da Coordenação de Atendimento e
Suporte do Fórum Irineu Joffily.
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Na semana anterior ao treinamento geral será realizado um
treinamento específico para o Diretores das Varas do Trabalho bem como
para os servidores da Coordenação de Atendimento e Suporte do Fórum
Irineu Joffily objetivando prepará-los como colaboradores nas fases
seguintes.
Tempo estimado:
3 semanas
Servidores envolvidos:
3 Coordenação do PJE
5 Diretores de Varas
5 Servidores de Varas
5 Servidores da Coordenação de Apoio e Suporte CG
IV – FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
1 Garantir que os servidores e magistrados das unidades possuam
certificação digital;
2 – Garantir que os magistrados recebam treinamento adequado;
3 – Garantir que os servidores estejam aptos à publicação no DeJT;
4 – Garantir o pessoal necessário ao treinamento;
5 – Garantir que os advogados militantes no Fórum recebam orientação.
6 – Garantir que os peritos militantes no Fórum recebam orientação.
7 – Estabelecer a padronização na relação das unidades com órgãos
externos ao Regional: AGU, PGF, MPT, INSS, Correios, etc
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V – CRONOGRAMA
Campina Grande
1 – Treinamento Específico: 05/05 a 09/05
2 – Treinamento Geral: 12/05 a16/05
3 – Implantação e Acompanhamento: 19/05 a 23/05
João Pessoa
1 – Treinamento Específico:
01/09 a 05/09,
08/09 a 12/09,
15/09 a 19/09,
22/09 a 26/09
2 – Treinamento Geral: 06/10 a10/10
3 – Implantação e Acompanhamento: 13/10 a 17/10
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VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS
Dada a implantação do Fórum Irineu Joffily será necessário
reavaliar as estratégias e procedimentos adotados ajustando-se a maior
demanda inerente ao Fórum Maximiano Figueiredo.
As Coordenações de Atendimento e Suporte serão essenciais no
atendimento de nível à servidores, magistrados e ao público em geral;
auxiliando no entendimento e uso do sistema, repassando conhecimento e
atualizações do PJe bem como colaborando com o processo de
homologação das novas versões do sistema. Eventuais dificuldades não
sanadas neste nível serão reportadas mediante chamado aberto no
Ocommon ao cleo de Atendimento do PJe SETIC, que por sua vez
fará um atendimento de nível analisando o caso, podendo abrir o
chamado em 3º nível no sistema Jira do TST.
Evidentemente, situações relativas à procedimentos, normas ou
questionamentos legais área de negócio - serão encaminhados à
Secretaria da Corregedoria do TRT-PB que disporá de um cleo de
Apoio ao Grau. Nas situações envolvendo o grau, a Secretaria do
Tribunal Pleno fornecerá os meios para o atendimento à demanda.
Por fim, não foi tratada, neste documento, a migração de
processos do sistema legado SUAP para o PJe uma vez que não
notícia que a geração de dados estatísticos eGestão esteja concluído e que
o processo de migração esteja plenamente satisfeito.
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