termos e definições:
I - planejamento estratégico: conjunto de mecanismos sistêmicos,
participativos, inovadores e contínuos, que utiliza processos metodológicos para
contextualizar e definir objetivos, metas, indicadores, iniciativas, a mobilização de recursos
e a tomada de decisões, objetivando a consecução da visão, e que são consolidados e
formalizados em documento da instituição, que contém a missão e os valores institucionais,
a visão, o mapa estratégico, os objetivos estratégicos, os indicadores, as metas e iniciativas
para determinado período;
II - estratégia: trata-se da forma de pensar no futuro, integrada ao processo
decisório, de forma articulada aos resultados almejados;
III - balanced scorecard (BSC) - Indicadores Balanceados de Desempenho:
metodologia de medição e gestão de desempenho que, a partir da missão e da visão
institucionais, foca o desempenho organizacional por meio do estabelecimento de objetivos,
metas, indicadores e iniciativas, funcionando como um sistema de comunicação,
informação e aprendizagem;
IV - missão: declaração que sintetiza a essência, a razão de existir da
organização, norteia a tomada de decisões, orienta a definição de objetivos e auxilia na
escolha das estratégias;
V - visão: o que a organização pretende ser no futuro ao considerar as
oportunidades futuras, as aspirações e o reconhecimento dos públicos interno e externo;
VI - valores: princípios compartilhados, convicções dominantes, elementos
motivadores das ações das pessoas, os quais contribuem para a unidade e a coerência do
trabalho;
VII - Identidade estratégica: compreende o estabelecimento da filosofia, da
cultura da organização, traduzida na missão, visão e valores;
VIII - diagnóstico estratégico: compreende a avaliação das condições da
instituição, através de uma análise interna (forças e fraquezas) e do ambiente externo
(ameaças e oportunidades), com a finalidade de se avaliar quais as principais necessidades
para viabilizar a conquista dos resultados almejados pela organização;
IX - mapa estratégico: elemento gráfico que descreve a estratégia da
organização por meio de objetivos relacionados entre si e distribuídos em dimensões
(perspectivas) do Balanced Scorecard (BSC) para formar uma cadeia de causa e efeito;