João Pessoa, 31/03/2025 1
2 – IDENTIFICAÇÃO 3 – ANÁLISE 4 – AVALIAÇÃO
ID RISCO PROBABILIDADE IMPACTO NÍVEL APETITE RESPOSTA
1
Auditoria Interna focar os trabalhos em áreas de pouca relevância
Média (10% a 20%) Alto (15% a 20%)
12
Inaceitável
Migar
2
Vacância do Diretor da Secaud
Muito Baixa (<5%) Alto (15% a 20%)
4
Aceitável
Aceitar
3
Deixar de executar ação prevista no PAA
Muito Baixa (<5%) Médio (10% a 25%)
3
Aceitável
Aceitar
4
Direcionamento das atividades de auditoria para agente não competente
Baixa (5% a 10%) Muito Alto (>20%)
10
Inaceitável
Migar
5
As evidências coletadas não representam de forma fidedigna o fato pesquisado
Baixa (5% a 10%) Muito Alto (>20%)
10
Inaceitável
Migar
6
Muito Baixa (<5%) Alto (15% a 20%)
4
Aceitável
Aceitar
7
Redução prolongada do quadro de profissionais
Média (10% a 20%) Muito Alto (>20%)
15
Absolutamente Inaceitável
Migar
8
Média (10% a 20%) Médio (10% a 25%)
9
Inaceitável
Migar
9
Atraso na elaboração do PAA
Muito Baixa (<5%) Baixo (5% a 10%)
2
Oportuno
Aceitar
10
Auditores com conhecimento técnico desatualizado
Média (10% a 20%) Alto (15% a 20%)
12
Inaceitável
Migar
11
Muito Baixa (<5%) Médio (10% a 25%)
3
Aceitável
Aceitar
12
Dimensionamento equivocado dos riscos dos processos de trabalho objeto de auditoria
Média (10% a 20%) Médio (10% a 25%)
9
Inaceitável
Migar
13
Desvio ético da conduta de auditor durante ações de auditoria
Muito Baixa (<5%) Baixo (5% a 10%)
2
Oportuno
Aceitar
14
Publicação de relatório de auditoria com informações pessoais
Muito Baixa (<5%) Alto (15% a 20%)
4
Aceitável
Aceitar
15
Muito Baixa (<5%) Médio (10% a 25%)
3
Aceitável
Aceitar
16
Deixar de incluir no Relatório Anual de Atividades ações de auditoria realizadas
Muito Baixa (<5%) Muito Baixo (<5%)
1
Oportuno
Aceitar
17
Utilização de técnicas ou procedimentos de auditoria não adequados
Baixa (5% a 10%) Médio (10% a 25%)
6
Aceitável
Aceitar
18
Prática de atos de gestão por integrantes da SECAUD
Baixa (5% a 10%) Alto (15% a 20%)
8
Inaceitável
Migar
19
Extravio de evidência
Muito Baixa (<5%) Médio (10% a 25%)
3
Aceitável
Aceitar
20
Dificuldades de comunicação e interpretação das recomendações expedidas pela SECAUD
Média (10% a 20%) Médio (10% a 25%)
9
Inaceitável
Migar
21
Interferência na independência funcional da SECAUD
Baixa (5% a 10%) Alto (15% a 20%)
8
Inaceitável
Migar
22 Dimensionamento inadequado do tempo necessário para executar auditoria
Média (10% a 20%) Médio (10% a 25%)
9
Inaceitável
Migar
PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PROCESSO DE TRABALHO: [Auditoria]
GESTOR DO RISCO: [Secretaria de Auditoria]
CICLO [2] - DATA CONCLUSÃO DA ANÁLISE 10/09/2024
1 – ESTABELECIMENTO DO CONTEXTO: [Plano Anual de Auditoria – Auditoria concluída e protocolos de auditoria, RDI e achados arquivados]
Deixar de comunicar ao TCU, se verificado procedimento de que possa causar dano ao erário ou
irregularidade grave
Propor recomendações para melhoria da gestão ine'cientes e/ou impossíveis de serem
implementadas.
Dissonância entre os objetivos estabelecidos no PAA e no planejamento operacional dos trabalhos
de auditoria.
Deixar de contemplar no Relatório de Auditoria achados relevantes verificados no trabalho de
campo (positivos ou negativos)
João Pessoa, 31/03/2025 1 de 2
5 – TRATAMENTO 6 – MONITORAMENTO
RISCO AÇÃO RESPONSÁVEL DATA PREVISTA SITUAÇÃO OBSERVAÇÃO

Concluído
 
Concluído
  
Concluído
 !
Em Andamento
 !
Em Andamento

Concluído
 
Novo
 !
Em Andamento
 !
Em Andamento
 !
Em Andamento
 "
Concluído
 
Concluído
PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PROCESSO DE TRABALHO: [Auditoria]
GESTOR DO RISCO: [Secretaria de Auditoria]
CICLO [2] - DATA CONCLUSÃO DA ANÁLISE 10/09/2024
1 – ESTABELECIMENTO DO CONTEXTO: [Plano Anual de Auditoria – Auditoria concluída e protocolos de auditoria, RDI e achados arquivados]
#
$%
#&'
(
"
Finalizada, em 21/03/2025, a primeira
auditoria do exercício de 2025, que também
foi a primeira auditoria da SECAUD
inteiramente planejada com base na
metodologia de avaliação de riscos
(Auditoria Financeira Integrada com
Conformidade – Proad 268/2025).
)*
&
+
Framework elaborado e disponível na
página da auditoria (link: https://www.trt13.jus.br/institucional/auditoria/framework-de-competencias-de-auditoria-secaud.pdf
)

,&
-
Checklist elaborado, será colocado em
prática a partir da primeira atividade
auditoria de 2025
./&-
,
0/*1/
/&
2/3
&,4
(
5'/33

6
7
/2 892 8/:
!*2 92 
 :
"
PAC para 2025 finalizado, aprovado pela
presidência e publicado na página da
auditoria (link: https://trt13.jus.br/institucional/auditoria/planos-anuais-de-capacitacao
) (P
AC 2025 PROAD nº 11.936/2024)
)-
'

1&&/&
&
2$*&&
8 ;)
.//3*<=>
 
),/
//3
08 ;)
5'/33
?
@/3'&
?
A&&
'*<'&36?
 ./B
2C$<4=(=((D(E
84*'$./3(
#
8 ;)
.//3*<=>
 ?
.//3*

&/F.F=?
2*7/&7/
%?
.1%9F2
8:<-
*/
(
)-
$0

.7'
9G2 2**H:?
.74*7
7/2 *7/
/A02 ?
.7I"?
2 ,7<
$&
9EJE=('(*=&
:
&
92 2.K )L
(==":
)%'*
2 '
(
 '
9$'<<
/:?
#pari passu
(
-Aprimoramento de outro papel de trabalho
da etapa de planejamento da
auditoria: Entendimento do Objeto, que
corresponde à análise preliminar do objeto
auditado.
- Na primeira auditoria do exercício de 2025,
utilizou-se o checklist de supervisão de
auditoria, que permite o acompanhamento
de cada etapa e a verificação do
cumprimento das diretrizes essenciais para
a correta execução dos trabalhos.