TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO
13ª REGIÃO
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL – PLS
Relatório 2018
João Pessoa, Paraíba.
GESTORES DO TRIBUNAL EM 2018
Cybelle Morais Falcone de Melo
Secretaria-Geral da Presidência
Sônia Karina Guedes Pereira
Chefia de Gabinete da Presidência
Auberlânia Maria de Sousa Rocha
Assessoria Jurídica da Presidência
Francisco Hirllen de Oliveira Mendonça
Assessoria Jurídica da Vice-Presidência
Maria do Socorro Lealdebal Bonifácio
Ordenadoria de Despesas
Paulo Lindenberg Castor de Lima
Diretoria-Geral da Secretaria
José Vieira Neto
Assessoria de Comunicação Social
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
Assessoria de Gestão Estratégica
Anderson Antônio Pimentel
Secretaria Administrativa
Iselma Maria de Souza Rodrigues
Secretaria da Corregedoria
Caio Geraldo Barros Pessoa de Souza
Secretaria de Controle Interno
Lucílio Franklin Barbosa de Andrade
Secretaria de Gestão de Pessoas
Leonardo Guedes Pereira
Secretaria de Planejamento e Finanças
Rodrigo Cartaxo Marques Duarte
Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Vladimir Azevedo de Mello
Secretaria do Tribunal Pleno e de Coordenação Judiciária
Joaquim Antônio Douetts Pereira
Secretaria da 1ª Turma
Maria de Fátima Raposo
Secretaria da 2ª Turma
Lúcio Flávio Nunes da Silva
Coordenadoria de Administração e Pagamento de Pessoal
Walter Cavalcante de Azevedo
Coordenadoria de Documentação e Arquivo
Tibério Cláudio Oliveira Paiva
Núcleo de Material, Patrimônio, Conservação e Limpeza
Ernani do Amaral Gonçalves
Núcleo de Saúde
Jefferson Pereira da Costa e Silva
Coordenadoria de Segurança e Transportes
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA EM 2018
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
Assessor de Gestão Estratégica
Agenor da Costa Júnior
Núcleo de Estatística
José Heriberto Martins de Lacerda
Seção de Gestão de Projetos
Luíza Lúcia de Farias Aires Leal
Seção de Gestão de Processos
Edgard Saeger Neto
Seção de Gestão Socioambiental
Jackson Bertamoni de Lima
Rodolpho de Almeida Eloy
Ronaldo de Araújo Costa Júnior
Wilson Quirino da Silva
1. APRESENTAÇÃO
O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região teve seu Plano de Logística Sustentável
aprovado em 11 de outubro de 2017, por força do ATO TRT GP 369/2017, cumprindo o que
determina a Resolução CNJ nº 201/2015.
Nesse segundo ano de existência, o Plano de Logística Sustenvel do TRT13 vem se firmando
como mais uma importante ferramenta de gestão, ajudando a consolidar a adoção de pticas
sustentáveis que colaborem com a manutenção dos recursos naturais, garantindo uma boa
qualidade de vida para as futuras gerações.
Com o amadurecimento das práticas de gestão e engajamento dos magistrados e servidores
foi possível obter excelentes resultados no campo da sustentabilidade, especialmente pela redução
de consumo e diminuição do recurso gasto pelo TRT13. Na comparação de 2018 com o ano anterior,
destacam-se os seguintes pontos:
Redução de 38,2% no consumo de copos descartáveis de 50 ml e de 30,9% no consumo de
copos descartáveis de 200 ml. Embora o preço do copo de 200 ml tenha aumentado, de 2017
para o ano de 2018, em 10%, o menor volume consumido permitiu uma redução de 24% no
valor gasto para compra deste item.
Redução de 33,8% no consumo total de papel para impressão, o que resultou em uma
diminuição de 34,5% no valor gasto para compra deste item.
Redução de 8,9% no volume consumido total de água, o que resultou em uma economia
financeira de 2,5% com este item.
Redução de 34% nos gastos com telefonia fixa.
Redução de 11,8% no valor gasto com material de limpeza.
Redução de 19,4% no consumo de combustíveis.
No campo das ações para a Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho, destacam-se os
seguintes pontos:
Aumento de 176% no número de participações de servidores em ações de QVT.
Aumento de 172% na participação de servidores em ações solidárias.
2. Indicadores de sustentabilidade
Para a identificação da série histórica fez-se a pesquisa dos indicadores propostos nos
últimos anos. No quadro a seguir estão relacionados os indicadores e sua série histórica.
INDICADORES DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DO TRT13
INDICADOR
UNIDADE DE
MEDIDA
2015 2016 2017 2018
VARIAÇÃO
2018/2017
1. ÁGUA MINERAL
Quantidade de botijões de 20 litros
consumidos no ano.
Unidades ND ND 6.886 7.229 4,98%
Gasto em R$ com botijões de 20 litros
no ano.
Reais ND ND 51.689,80 42.927,00 -16,95%
2. COPOS DESCARTÁVEIS
Copo 200ml (água) Centos ND 4.343 4.299 2.970 -30,91%
Copo 50ml (café) Centos ND 1.432 1.377 851 -38,20%
Copo 200ml (água) Reais ND 7.434,15 9.105,95 6.920,30 -24,00%
Copo 50ml (café) Reais ND 1.324,63 1.377,00 851,00 -38,20%
3. PAPEL
Papel Clorado Resmas ND 528 1155 614 -46,84%
Papel Reciclado Resmas ND 2012 1509 1172 -22,33%
Papel Oficio II Resmas ND 344 60 17 -71,67%
Papel Clorado Reais ND 7.719,44 20.189,40 10.732,72 -46,84%
Papel Reciclado Reais ND 24.364,15 22.982,07 17.849,56 -22,33%
Papel Oficio II Reais ND 4.994,88 871,20 246,84 -71,67%
4. IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS E EQUIPAMENTOS INSTALADOS
Impressões de documentos totais
(Quantidade total de
impressões/corpo funcional + forca
de trabalho auxiliar).
Impressões ND ND 1.121.299 1.061.122 -5,37%
Equipamentos instalados (Quantidade
de equipamentos instalados por
unidade de trabalho).
Equipamentos ND ND 307 307 0%
Gasto com aquisições de suprimentos
(Valor em R$ gasto com a compra de
suprimentos).
Reais 71.030,92 92.343,41 30,00%
Gasto com aquisições de impressoras. Reais ND ND 0,00 189.800,00 -
Gasto com contratos de outsourcing
de impressão (equipamento +
manutenção + impressão por folha +
suprimento).
Reais ND ND 21.395,00 0,00 -
5. ENERGIA ELÉTRICA
Consumo de energia elétrica kWh 2.715.908 2.264.482 2.566.445 2.541.155 -0,99%
6. ÁGUA E ESGOTO
Consumo de água 7.708 7.662 9.009 8.202 -8,96%
7. GESTÃO DE RESÍDUOS
Destinação de papel kg ND ND 271 309 14,02%
Destinação de suprimentos de
impressão
Unidades ND ND 0 0 -
Destinação de plásticos kg ND ND 25 28 10,00%
Destinação de lâmpadas Unidades ND ND 119 166 39,50%
Destinação de pilhas e baterias kg ND ND 105 54 -48,57%
Madeira kg ND ND 0 0 -
Destinação de vidros kg ND ND 14 39 178,57%
Destinação de metais kg ND ND 112 38 -66,07%
Destinação de resíduos de saúde kg ND ND 2.940 618 -78,98%
Resíduos de obras ND ND 0 0 -
Destinação de resíduos de informática kg ND ND 0 0 -
Material reciclável destinado às
cooperativas
kg ND ND 3.616 3.977 9,98%
8. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Número de participação em ações
voltadas para a qualidade de vida no
trabalho.
Participantes ND ND 1.189 3.293 176,96%
Participação de servidores em ações
solidárias (inclusão digital,
alfabetização, campanhas
Ações ND ND 153 417 172,55%
voluntárias).
Número de ações de inclusão para
servidores com deficiência.
Ações ND ND 0 1 -
9. TELEFONIA
Gasto com telefonia fixa Reais 263.171,33 242.065,65 238.389,40 157.099,28 -34,10%
Gasto com telefonia móvel/internet Reais ND ND 176.114,76 155.108,71 -11,93%
10. LIMPEZA
Gasto com material de limpeza Reais 139.257,65 122.826,68 -11,80%
11. COMBUSTÍVEL
Consumo de gasolina litros 23.522 18.052 15.948 13.778 -13,60%
Consumo de diesel litros 23.522 18.052 5.400 3.429 -36,50%
12. VEÍCULOS
Gasto de Manutenção (Peças) Reais 13.043,26 29.391,03 125,34%
Gasto de Manutenção (Serviços) Reais 6.363,29 6.488,90 1,97%
13. REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO E RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS COM ALTERAÇÕES DE LAYOUT E PEQUENAS OBRAS
Valor gasto com reformas Reais 544.000,00 6.427,77 -98,82%
14. CAPACITAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Quantidade de participantes em
ações de Responsabilidade
Socioambiental.
Nº participantes 28 168 500,00%
Quantidade de ações de
capacitação/sensibilização.
Ações 0 5 -
15. CONTRATÕES SUSTENTÁVEIS
Percentual de contratações oriundas
de licitação em consonância com a
Resolução CSJT nº 103/2012.
Percentual n/m n/m 100,00% 100,00% 0,00%
3. Matriz de Responsabilidade
Considerando o art. do ATO TRT GP 369/2017, que instituiu o PLS no âmbito da 1
Região, a implementação do PLS-TRT13 é de responsabilidade de todas as unidades do Tribunal,
definida a seguinte Matriz de Responsabilidade:
4. Avaliação e Monitoramento
A avaliação e monitoramento do PLS TRT13 são feitos pela Comissão Gestora do PLS,
instituída pela Portaria TRT GP 192/2017, com o auxílio da Seção de Gestão
Socioambiental da Assessoria de Gestão Estratégica AGE. Para tanto, é seguida a seguinte
metodologia:
• acompanhar os Planos de Ação e Indicadores;
• realizar, pelo menos 2 vezes por ano, Reuniões de Avaliação do PLS;
• avaliar os resultados e replanejar as ações, se for o caso;
• divulgar os resultados nos meios eletrônicos disponíveis.
O desempenho do PLS do TRT13 é monitorado pelo Sistema Hórus, uma ferramenta de
gestão administrativa e judiciária, desenvolvida pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do
Tribunal.
O índice de atingimento das metas do PLS foi de 69%, frente a uma meta proposta de 60%,
ou seja, 9 p.p. acima da meta estabelecida para o ano., conforme mostrado no quadro a seguir:
Figura 1: Painel da ferramenta administrativa do Sistema HORUS
Figura 2: Monitoramento de indicador do PLS no Sistema HORUS
Figura 3: Painel do Sistema Horus - Índice de atingimento das Metas. Atualizado em 31/01/2019
5. Ações realizadas em 2018 para a promoção do PLS
Reuniões de Avaliação da Sustentabilidade RAS, com a participação dos membros da
Comissão Permanente de Responsabilidade Socioambiental, presidida pela Juíza Mirella
Darc de Melo Cahu Arcoverde de Souza.
ATO TRT GP 254/2018 Determina regras e procedimentos para um consumo
sustentável de copos descartáveis, papel, impressão de documentos, energia elétrica e
água nas unidades deste Tribunal;
Proposta de institucionalização do PROGRAMA TRT13 SUSTENTÁVEL engloba todos os
temas constantes no Plano de Logística Sustentável – PLS do TRT 13ª Região;
Confecção de adesivos em todos os banheiros do Edifício Sede e do novo Fórum da Capital
sobre economia de energia, água e papel toalha;
Abertura de protocolo administrativo para contratação de cooperativa de reciclagem;
Feira orgânica semanal na frente do Tribunal;
Deflagração de processo licitatório para contratação de empresa para descontaminação de
lâmpadas;
Devolução, através de logística reversa, de cartuchos vazios de tonners da Lexmark e da
Samsung (mais de 125 cartuchos devolvidos);
Concurso para criação da logomarca da Gestão Socioambiental.
Os desafios para o próximo ano são ainda mais ousados, mas a cultura de responsabilidade
socioambiental vem se consolidando no âmbito do TRT13, de modo que certamente serão
atingidas todas as metas estabelecidas quando da implantação do PLS.
João Pessoa, 01 de fevereiro de 2019.
JACKSON BERTAMONI DE LIMA
Chefe da Seção de Gestão Socioambiental TRT 13
ANEXO ÚNICO – FOTOS
Figura 8: Logística reversa de toner
Figura 4: Feira de produtos orgânicos na Sede do TRT
Figura 5: Feira de produtos orgânicos na Sede do TRT
Figura 9: Campanha de prevenção de
desperdício
Figura 7: Campanha de prevenção de desperdício
Figura 10: Campanha de prevenção de desperdício
Figura 6: Campanha de prevenção de desperdício