Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 11 > Semana Nacional da Conciliação começa com mais de 320 audiências agendadas
Conteúdo

Semana Nacional da Conciliação começa com mais de 320 audiências agendadas

Presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho abriu, oficialmente, o evento no Fórum de João Pessoa
publicado: 24/11/2014 15h45 última modificação: 30/09/2016 10h08

A VIII Semana Nacional da Conciliação começou na Paraíba com centenas audiências para tentativa de conciliação agendadas. Só em João Pessoa o número já chega a 321 e desde às 8h da manhã de hoje, estão acontecendo no Núcleo de Conciliação do Tribunal (Nucon). A Semana Nacional da Conciliação é realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e envolve toda a Justiça Brasileira.

Em Campina Grande foram agendadas 128 audiências de conciliação, que já estão acontecendo e sendo presididas pela juíza Flávia Assunção, coordenadora da Central de Mandados. Dessas, 36 estão acontecendo na própria Central de Mandados e 92 vão ser realizadas nas 5 Varas do Trabalho do Fórum Irineu Joffily.

Em João Pessoa o evento foi aberto pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho, com a presença de juízes, advogados, partes e servidores do Tribunal. “Conciliar é um ato prazeroso e a luta pela conciliação sempre fez parte do Regional paraibano. Hoje temos um setor competente e especializado, que é muito bem conduzido pelos juízes Nayara Queiroz Mota e Carlos Hindemburg. É o nosso Nucon, que a Paraíba oferece ao Brasil”, disse.

A coordenadora do Nucon, juíza Nayara Queiroz Mota agradeceu aos advogados e partes que estão interessados em fazer acordos, ato demonstrado no agendamento das audiências. “Lançamos o projeto Conciliação Privilegiada que está resgatando os processos que estavam pautados para a sentença e revertendo para a conciliação”, disse, destacando a equipe do Núcleo que foi capacitada para oferecer um trabalho diferenciado.

O projeto que está sendo executado recebeu o nome de “Conciliação Privilegiada: uma tentativa de solução dos conflitos por decisão das partes” e está inserido na prática humanista adotada pelo Nucon. A pergunta feita pelo projeto já envolve as partes na busca pelo entendimento: “Você sabia que pode solucionar seu conflito antes do juiz?”

Primeiro acordo

Na primeira audiência do dia realizada no Nucon, as partes chegaram a um acordo, viabilizando o pagamento de dívidas trabalhistas em um processo do ano de 2012. Até a próxima sexta-feira (28), todas as Varas do Trabalho do Estado e o Núcleo de Conciliação (Nucon), estarão recebendo as partes envolvidas em processos para a tentativa de acordos.

Depoimentos:

Antônio Carlos Simões Ferreira – Advogado da J.C Construção Ltda.

“Fiquei totalmente satisfeito com o acordo realizado. A juíza Nayara Mota conseguiu conciliar, um processo da J.C Construção Ltda, que tramitava desde 2002. Conciliamos com um valor razoável e o reclamante também ficou satisfeito. O Nucon foi muito importante para se chegar a esse entendimento”.

José Carlos Alexandre – Empresário da J.C Construção Ltda.

“Foi uma grande satisfação estar aqui diante da Justiça, no Nucon e conseguir solucionar o conflito com êxito. O resultado foi positivo, tanto para a empresa, quanto para o recamante. Através da juíza Nayara Mota, se chegou a um bom senso”.

José de Lima Filho – Trabalhador (Reclamante)

“Saio daqui satisfeito, porque essa causa já tramitava na Justiça do Trabalho há 10 anos. Eu fiz acordo com o meu ex-patrão e foi muito bom para os dois”.