Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 01 > Valorize seu dinheiro: Fórum discute Programa de Gestão Financeira
Conteúdo

Valorize seu dinheiro: Fórum discute Programa de Gestão Financeira

publicado: 22/01/2008 13h06 última modificação: 30/09/2016 10h21

Nesta terça-feira o I Fórum de Gestão de Pessoas foi aberto com a palestra Programa de Gestão financeira, proferida pelo diretor do Serviço de pagamento, Maurício Barbosa de Lira, que fez um histórico do setor nas últimas duas décadas.

Destacou o trabalho do Pagamento e falou sobre o subprograma que trata de orientar o servidor na utilização de seus recursos financeiros.

A segunda palestra, com o tema Educação Financeira Pessoal, foi proferida por Flávio Uchoa, gerente regional de negócios pessoas físicas da Caixa Econômica Federal.

Uchoa chamou a atenção pelo zelo que devemos ter com o nosso salário. “O que estamos fazendo para ter um futuro tranqüilo. Estamos poupando ou nos endividando”, perguntou. Falou sobre a necessidade de comprar versus a vontade de comprar. Ou seja, comprar porque estamos necessitando ou apenas porque estamos com vontade de ter algo?

De acordo com o palestrante é preciso estar vigilante “e o princípio é simples: não gastar tudo o que ganha. É extremamente importante disciplinar nossos gastos. Comece logo a poupar, a investir. Se possível ontem”, concluiu lembrando “de que adianta chegar aos 65 anos com a saúde de 35 e a mesada dos 17 anos”.

A penúltima palestra foi sobre o Programa de Controle da hipertensão Arterial Sistêmica, pela médica Ana Cláudia Varandas Diniz.

Encerrando as atividades da manhã a palestra Protocolo Administrativo Eletrônico, por Max Frederico Guedes Pereira, diretor de Informática do TRT.

Encerramento

O I Fórum de Gestão de Pessoas será encerrado logo mais à tarde, com a presença de Ana Cláudia Braga Mendonça, Chefe da Assessoria de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Confira a programação da tarde:

14h00 – Programa de Apoio Sócio-Funcional – Cristiana Maria Aroucha Lima Furtado – Chefe da Seção de Treinamento e Capacitação

14h20 – Programa de Prevenção à Obesidade – Cristiana Mendes Bezerra – Chefe do Setor de Nutrição e Dietética

14h40 – Programa de Controle e Prevenção da LER/DORT – Germana Coutinho – Chefe da Seção de Fisioterapia

15h00 – Programa de Controle ao Tabagismo – Ilma Pires de Sá Espínola – Chefe da Seção de Clínica Médica

15h20 – Intervalo

15h30 – Programa de Controle ao Alcoolismo – Suy-mey Carvalho de Mendonça Gonçalves – Chefe da Seção de Atendimento Psicológico

15h50 – Programa de Preparação para a Aposentadoria – Suy-mey Carvalho de Mendonça Gonçalves

16h00 – Palestra de Encerramento – Gestão de Pessoas: Um novo olhar – Ana Cláudia Braga Mendonça – Chefe da Assessoria de Gestão de Pessoas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho